Ambilog

4.12.06

Poluição marítima e fluival


Estes dois tipos de poluição estão cada vez mais frequentes.
No caso da poluição marítima, existem os acidentes petroliferos que se dão devido a uma colisão ou erros de navegação. Estes acidentes prejudicam gravemente os animais, pois estes ficam cheios de petróleo no seu corpo, não conseguindo nadar ou voar. Acabam por morrer.
No caso da poluição fluvial, grande parte da matéria orgânica é deitada para o mar, muitas vezes sem qualquer tratamento.

Maria João Cabral

Animais em vias de extinção

Nos últimos 300 anos o homem provocou a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitat onde não existiam e tantas outras manifestações da nossa civilazação fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal .
Desde ano 1600, 109 espécies e sub-espécies de animais foram extintas.


Sabias que, para se fazer um casaco de pele, é preciso matar: 24 raposas ou 65 visons ou 8 focas ou 42 rapozas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco?

André Barrias


A Revolta do Lixo


Nos dias de hoje, fazer o tratamento do lixo é muito importante. Assim poupamos os recursos humanos e os recursos naturais. Diminuimos o consumo, reaproveitando os materiais. Empresas e instituições apelam à política dos 4 r's: reutilizar, reduzir, reciclar e reaproveitar; preparando assim os produtos para serem reciclados e mais tarde reutilizados, reduzindo assim o consumo e formando uma barreira para o esgotamento das matérias-primas. Nestas áreas, desenvolve-se também a educação ambiental, a valorização energética, orgânica e multimaterial.
A empresa Lipor é aquela que a nível nacional, está mais desenvolvida nesta área.
A Lipor é a entidade encarregada pela gestão, valorização e tratamento dos RSU(resíduos sólidos urbanos). Tem vindo a desenvolver uma gestão integrada de resíduos, recuperando, ampliando e edificando infra-estruturas, além de expandir campanhas de sensibilização junto da população. A lipor também assume perante si o compromisso da ecologia; diminuiu a poluição adquirindo Bio-filtros constituídos por raizes de árvore, tratando assim o ar de forma natural. Ocorrem todos os seus processos no interior de edifícios fechados evitando assim a libertação de odores. A Lipor utiliza a energia que produz, fornecendo 90% desta à rede eléctrica nacional.


Curiosidades:

- 1 tonelada d vidro poupa 1200 kg de matérias-primas.
- 1 tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo.
- Reciclar uma tonelada de papel salva 15 a 20 árvores.
- Papel reciclado requer 50 a 100 vezes menos água que papel original.
- Em média cada pessoa consome mais de 100 latas de bebidas e alimentos por ano.


Trabalho realizado por Catarina Pinto

Aquecimento Global

O aquecimento global é considerado uma aumento da temperatura média da superfície terrestre que tem vindo a acontecer ao longo dos ultimos anos. Os gases responsaveis pelo efeito de estufa absorvem alguma da radiaçao infravermelha emitida pela supeficie da terra e radiam, por sua vez, alguma da energia absorvida volta para a superficie. Como resultado a superficie recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do sol e a superficie fica cerca de 30º mais quente do que estaria sem a presença dos gases. Sem esse aquecimento a vida , como a conhecemos agora, não existiria.
Para combater este problema existe o protocolo de kyoto , que consiste em obrigar os paises a reduzir os niveis de emissão de gases de efeito de estufa, que continuaram a crescer apos a assinatura do protocolo em 1992. O objectivo do protocolo é com que cada vez mais paises do mundo inteiro adiram ao protocolo.

Trabalho realizado por: Miguel Parente
Nuno Castro

Quantidade de água disponível


Cerca de 2/3 da superfície do globo terrestre estão cobertos de água, desta menos de 3% é água doce e só 0,007% se apresenta disponível para consumo humano.

Bárbara Carvalho e João Bouquet

Porto contra a poluição


No Porto existem várias estações de Medida da Qualidade do Ar e os seus aparelhos medem a quantidade de poluentes existentes no ar. Estas situam-se na Praça Velasques e Rotunda da Boavista e uma outra irá ser construida na Pousada da Juventude.
A análise das quantidades diárias dos poluentes permitem que o ar seja avaliado em: Muito Bom, Bom, Médio, Fraco e Mau; estes resultados estão diariamente disponíveis em www.qualar.org.
A poluição do Porto, pode vir de outros locais, como por exemplo, Petrogal-Matosinhos, devido aos ventos. A principal causa da poluição do ar no Porto é o tráfego automóvel que emite Monóxido de Carbono e Óxido de Azoto. A classificação do ar no Porto tem sido entre Médio e Bom.

No fundo, a poluição do ar deve-se em maior parte ao tráfego automóvel.
O problema está identificado, só há que o exterminar.