Ambilog

13.9.06

Filme alerta para alterações climáticas



As alterações climáticas são o maior problema que o homem tem pela frente. O alerta é lançado na ante-estreia do filme de Al Gore, o antigo Vice-presidente Norte-Americano. A película chama-se «Uma verdade inconveniente» e traça um cenário catastrófico sobre o futuro da terra, caso nada seja feito para diminuir o efeito de estufa.
O filme retrata os perigos das alterações climáticas desde as vagas de calor às inundações. De acordo com os investigadores, se o gelo do árctico derreter, o oceano aumenta seis metros e faz desaparecer a costa de muitos países, incluindo Portugal. Para Carlos Pimenta, especialista em ambiente, o problema é real e os portugueses continuam pouco sensibilizados para o aquecimento global.
Para o especialista, Portugal necessita de consciência e vontade política, mas o Governo garante que o país está num bom caminho. A estreia «Uma verdade inconveniente» está marcada para quinta-feira, precisamente na véspera da Semana Europeia de Mobilidade que este ano alerta para as mudanças climáticas.

Espanha corta caudal e deixa Alqueva em seca


As autoridades espanholas estão a fechar as «torneiras» às barragens do sul da Península Ibérica, conta o «Diário de Notícias». De acordo com o jornal, a seca que se tem vindo a sentir está na origem desta medida.
Este cortes já estão a afectar Portugal. A albufeira de Alqueva já registou 19 dias sem caudal afluente e 15 com um fluxo residual. O Instituto da Água alega que os valores «ainda não estão validados.
Entretanto, o Ministério do Ambiente espanhol já admitiu que secou o rio Guadiana na passada sexta-feira. De acordo com o «Diário de Notícias», esta medida das autoridades espanholas vem contrariar um acordo estabelecido em 2000.
Diz o jornal que Espanha estava comprometida a deixar passar em Badajoz pelo menos dois metros cúbicos (dois mil litros) por segundo. A única excepção seria em alturas de seca depois de invocar certas condições meteorológicas. Até agora, tal não se verificou.