O professor de Geologia Ken Deffeyes propôs que se comemorasse, a 24 de Novembro, o "dia do Pico do Petróleo" para marcar a mudança para uma nova fase menos dependente dos combustíveis fósseis.
A propósito desta data, Luis Rocha (na mailing list AMBIO) conta a seguinte história:
Era uma vez um carpinteiro.Vivia perto de uma floresta que lhe dava a madeira para o seu trabalho. Sempre que precisava, o carpinteiro ia à floresta e cortava uma árvore. A princípio era fácil, perto de cada árvore cortada tinha mais árvores crescidas, que lhe davam boa madeira. Estas foram desaparecendo e teve que começar a ir mais longe para encontrar árvores maiores. As árvores maiores foram desaparecendo e o carpinteiro teve que passar a cortar também as mais pequenas. Um dia deu conta que gastava mais tempo a cortar árvores que a trabalhar a madeira.
A exploração de Petróleo é muito semelhante a esta pequena história. Os campos petrolíferos maiores são mais fáceis de encontrar e de explorar, lentamente vão-se esgotando e temos que passar aos mais pequenos. E qual é problema? O problema é que desde o século XIX que a produção de petróleo mundial tem vindo a crescer exponencialmente.Mas algum dia, tal como aconteceu ao carpinteiro, esse crescimento parará e a produção entrará em declínio.Se ainda não passámos esse dia, estamos muito perto.
Para mais informações sobre este assunto espreitem: http://peakoilportuguese.blogspot.com/
|
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home