Ambilog

5.1.07

Costa Portuguesa corre perigo!

O litoral português está a desaparecer a um ritmo impressionante. A costa nacional sofre de sérios problemas provocados pela erosão e subida do nível das águas do mar, que são consequências do aquecimento global.
No dia 15 de Dezembro de 2006, o ministro do ambiente apresentou as prioridades para os próximos anos a respeito do ordenamento da orla costeira. Na memória estão as recentes imagens do avanço do mar na Costa da Caparica com a destruição de 16 metros de dunas.
Algumas precisões alertam que nas próximas décadas a subida do nível do mar vai chegar a 1,40 metros. De norte a sul do país, há fenómenos de erosão que são a causa do desaparecimento de dunas, e a diminuição de praias que têm posto em perigo várias habitações.
No Algarve há várias zonas em risco como Vale do Lobo, Ria Formosa e a Ilha de Faro. Nestes locais o excesso de construcção e a acção do homem agrava aindas mais o problema. A percentagem de área de costa em risco atinge já os 67%.
O que nos leva a concluir que se não mudarmos os nossos actos e não alterarmos o
futuro a costa de Portugal vai desaparecer e as praias também!

1 Comments:

  • Alguns dos tempos a costa portuguesa tem sofrido algumas modificações, na verdade, os recentes acontecimentos na Costa da Caparica vieram realçar que o problema da erosão costeira é assunto que deve ser levado a sério. Porém, convém não levarmos as nossas preocupações aos extremos, a costa portuguesa é vulnerável alguns pontos, e passível de aplicar medidas que sustem a erosão mas até desaparecer complemente......

    P.S Continuem com este óptimo blogue.

    By Blogger Romeu Gerardo, at 9:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home