Ambilog

30.6.06

Somos nóes que controla o planeta

Li no site http://ec.europa.eu algumas dicas para diminuir o aquecimento global. são coisas simples e fáceis de fazer, que até tornam a nossa vida mais cómoda

Desligue
Não se esqueça de desligar as luzes quando não necessitar delas. Se desligar 5 luzes nos corredores e nos quartos da sua casa, quando não necessitar delas, pode economizar cerca de 60 Euros/ano e evitar cerca de 400 kg de emissões de CO2 por ano.


É sensato mudar para lâmpadas económicas: se utilizar apenas uma, pode reduzir os seus custos com a iluminação em até 60 Euros e evitar 400 kg de emissões de CO2 durante toda a vida útil da lâmpada - e estas duram até 10 vezes mais que as lâmpadas normais. As lâmpadas económicas são mais caras no acto da compra mas acabam por ser mais económicas ao longo de todo o seu tempo de vida útil.

Não deixe os aparelhos eléctricos em modo de espera (standby) - utilize a função "on/off" no próprio aparelho. Uma televisão que fica ligada durante 3 horas por dia (tempo médio que os europeus levam a ver televisão), e em modo de espera durante as restantes 21 horas, utiliza cerca de 40% da respectiva energia em modo de espera (standby).

Já notou que o carregador do seu telemóvel, quando está ligado à tomada eléctrica, fica quente, mesmo quando não está ligado ao telemóvel? Isto acontece porque ainda está a consumir electricidade. Há estimativas que calculam que 95% da energia é desperdiçada quando deixa o carregador ligado à tomada durante todo o tempo.

Os ares condicionados são autênticos comilões de energia - um ar condicionado de uma divisão de tamanho médio consome 1000 Watts, originando cerca de 650 g de emissões de CO2 por hora, custando cerca de 0,10 Euros durante essa mesma hora. As ventoinhas podem constituir uma boa alternativa.

Se optar por ar condicionado, use-o com moderação e procure adquirir um modelo económico em termos de consumo de energia.

Nas regiões em que os cidadãos têm escolha, mudar para electricidade verde ajudará a reforçar as fontes de energia renovável. Actualmente, apenas 14% da electricidade da Europa são gerados a partir de fontes de energia renovável, amigas do clima, como a eólica, hidráulica, madeira, biogás, solar etc. - e a procura cria a oferta! Pode igualmente pensar em instalar painéis solares no telhado da sua casa.

Certifique-se de que se serve das máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias. Se necessitar de utilizá-las quando estão semi-cheias, utilize a função de meia-carga ou a económica. Também não há necessidade de as regular para temperaturas demasiado elevadas. Hoje em dia, os detergentes são tão eficazes que lavam bem a roupa e os pratos a temperaturas baixas.

Tente utilizar a secadora apenas quando estritamente necessário - cada ciclo de secagem produz mais de 3 kg de emissões de CO2. Secar a roupa naturalmente é de longe a melhor forma de o fazer: as suas roupas durarão mais tempo e a energia fornecida é grátis e não poluente!

Se ferver apenas a água suficiente para o seu chá, pode ajudar a poupar muita energia. Se todos os europeus fervessem apenas a água de que necessitam, evitando assim que 1 litro de água fosse fervido desnecessariamente por dia, a energia poupada poderia ser utilizada para iluminar um terço dos postes de iluminação das estradas da Europa.

Cobrir uma panela enquanto está a cozinhar pode ajudar a poupar muita energia necessária para a preparação do cozinhado. Uma opção ainda melhor são as panelas de pressão ou a vapor: podem poupar cerca de 70%!

Sabia que poupa água quente se tomar banho de chuveiro em vez de banho de imersão? O banho de chuveiro gasta até quatro vezes menos energia. Para tirar o máximo proveito do facto de poupar energia, evite chuveiros eléctricos e utilize chuveiros de caudal reduzido, que são baratos e proporcionam o mesmo conforto.

Purificar a água para ser utilizada pelos seres humanos é um processo que despende muita energia. Se desligar a torneira enquanto escova os dentes, pode poupar alguns litros de água.
Uma torneira que goteja pode gastar água suficiente para encher uma banheira num mês. Por isso não se esqueça de verificar se as torneiras estão bem fechadas.