Ambilog

30.6.06

(http://ec.europa.eu)

Recicle
Ponha os vidros no vidrão e separe o papel e o cartão, os plásticos e as latas do restante lixo. Reciclar uma lata de alumínio poupa 90% da energia necessária para produzir outra nova - 9 kg de emissões de CO2 por quilograma de alumínio! Para 1 kg de plásticos reciclados poupa-se 1,5 kg de CO2; para 1 kg de vidro reciclado poupa-se 300 g de CO2; e reciclando 1 kg de papel em vez de o deitar para o lixo, evita 900 g de emissões de CO2 bem como emissões de metano.


Melhor ainda será evitar fazer lixo uma vez que a maioria dos produtos que compramos, de uma forma ou de outra, dão origem a emissões de gases de estufa, por ex., durante a sua produção ou distribuição. Se transportar o seu almoço num recipiente reutilizável e não num descartável, irá poupar energia necessária para produzir novos recipientes. ´

Ao fazer compras, gastará menos energia e produzirá menos lixo se utilizar um saco reutilizável em vez de aceitar um descartável em cada loja. O lixo não só liberta CO2 e metano na atmosfera como também pode poluir o ar, as águas subterrâneas e o solo.

Evite também lenços descartáveis e toalhas de papel - ainda produzem mais lixo, sendo que a indústria correspondente requer um considerável gasto de energia.

Se escolher produtos com menos embalagem e comprar recargas, também está a contribuir para reduzir a produção de lixo e o consumo de energia!
Compre de forma inteligente: uma garrafa de 1,5 l gasta menos energia e produz menos lixo que três garrafas de 0,5 l.


Recicle o seu lixo orgânico - as lixeiras são responsáveis por cerca de 3% da emissões de gases de estufa da UE através do metano libertado pelo lixo biodegradável em decomposição. Se reciclar o lixo orgânico ou criar um composto fertilizante, se tiver um jardim, pode ajudar a eliminar este problema! Certifique-se apenas de que o faz devidamente para que se decomponha com oxigénio suficiente, caso contrário o seu composto libertará metano e terá um odor insuportável.

1 Comments:

  • As Rolhas de Cortiça Natural ta´mbém podem ser recicladas!!
    http://blogdaroiha.blogspot.com

    By Anonymous Anónimo, at 11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home