Ambilog

26.4.06

O desastre de Chernobyl



Faz hoje 20 anos que ocorreu, em Chernobyl, na união soviética, o que até hoje é o pior desastre nuclear da história. A explosão de um dos quatro reactores da central espalhou uma nuvem radioactiva mil vezes maior que a da bomba de Hiroxima, com consequências trágicas para o ambiente e a saúde de milhares de pessoas.
As consequências ainda hoje se fazem sentir e não são apenas ambientais, visto que a explosão de Chernobyl abalou prufondamente o regime comunista, e contribuiu decisivamente para a sua queda, cinco anos depois.
À uma e vinte e três da madrugada de 26 de Abril de 1986, algo correu mal no reactor número 4 da central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. A normal reacção em cadeia produzida no interior ficou fora de controlo. Várias explosões e uma bola de fogo destruíram as protecções de betão e aço, esventrando e reactor e espalhando uma nuvem radioactiva que nos dias seguintes alcançaria a Escandinávia e as Ilhas Britânicas.
Mais de 30 pessoas morreram imediantamente, e mais de cem mil tiveram de ser evacuadas.
No entanto, a explosão teria consequências a médio e longo prazo muito mais vastas. Desde logo para o ambiente e saúde de milhares, senão milhões de pessoas, que ainda hoje se fazem sentir.
O acidente fora provocado por negligência. O reactor esventrado de Chernobyl deixava a nu todo um sistema político minado por dentro pela corrupção, pelo deixa-andar, pelo imobilismo e pela e pela pura ineficácia.
Mikhail Gorbatchov, que na altura proclamava a Perestroika, ou reestruturação do sistema, e a Glasnost, tranparência ou abertura, agarrou a oportunidade para mostrar que algo tinha de ser feito para salvar a união soviética da derrocada. Mas era tarde. Nem Gorbachov como líder nem a União soviética chegariam a durar mais de cinco anos.
Chernobyl que libertou mil vezes mais radioactividade que a bomba de Hiroxima, foi um dos golpes mais duros no prestígio do sistema que a construira e deixara explodir.
A memória do desastre vive ainda na região, e nas centenas de milhares de pessoas cuja vida e saúde foram tragicamente afectadas até hoje.
Ainda hoje vão crianças para serem tratadas em Cuba para inalar mais iodo devido a problemas causados por esta mesma explosão. O centro está aberto há 18 anos e acho que os médicos que abdicaram da sua família e vida para ajudar estas crianças devem ser homenageados.Parabéns!

11 Comments:

  • Gostei do vosso blog é bom verificar que ainda se luta por causas. Força.

    By Blogger bolotavoadora, at 8:36 da tarde  

  • Amigo, gostei muito do teu blog. Divulgo e luto pela construção de ciclovias e passeios na minha freguesia, como meio de preservar o ambiente e a saúde.
    Se conheceres alguem na minha freguesia e concelho, divulga o meu blog.
    Continua o bom trabalho.
    Um abraço.

    By Blogger bolotavoadora, at 10:29 da manhã  

  • Ola Amiguinhos (Alunos)
    Gostei muiot de saber que há mais blogues de alunos interessados em defender o Ambiente!Parabens!
    Sou Professor de C.Naturais e edito o Bioterra.
    Concerteza ainda não conhecem o Bioterra.
    Está pensado para um publico estudantil, mas alargado a todas as idades, pois nós crescemos no ambiente maior de todos: a Terra.
    Abraços
    João
    http://bioterra.blogspot.com

    By Blogger Joao Soares, at 4:33 da tarde  

  • Gostei do blog...além de ser por uma boa causa,me tirou algumas duvidas e me auxilio a complementar meu trabalho escolar.
    Excelente !!!

    By Anonymous Anónimo, at 2:12 da manhã  

  • amei esse blog, porque demonstra tragedias acontecidas, e pessoas lutando para a sobrevivencia de outros...
    EXCELENTE!!!

    By Anonymous Anónimo, at 3:48 da tarde  

  • Parabééns!! Gosteii do blog, me tirou algumas duvidas!! ee mee ajudou em variios Trabalho escolar..

    By Anonymous Anónimo, at 2:54 da tarde  

  • adorei esse blog, vai entra para meus favoritos, amei, me ajudou muito na minha pesquisa de geografia, continue assim, eu queria um lugar bem resumido e aqui eu encontrei, resumidisimoo*-*
    GALVAOOO FILMA EUUU *O*


    BEIJOS BELLA, PARNAMIRIN-RN

    By Anonymous Anónimo, at 6:53 da tarde  

  • O acidente fora provocado por negligência. O reactor esventrado de Chernobyl deixava a nu todo um sistema político minado por dentro pela corrupção, pelo deixa-andar, pelo imobilismo e [U]pela e pela[/U] pura ineficácia. VOCÊ BOTOU E PELA E PELA( MUITO BOM ISSO QUE VC FEZ ;)

    By Anonymous Anónimo, at 9:37 da tarde  

  • Muito bom seu blog ,continue assim cara vlw ae aprendia muita coisa xD

    By Anonymous Anónimo, at 12:33 da manhã  

  • vcs devem ser bastante homenageados valeu vcs merecem mais do que isso obrigado continue ajudando essas vidas por que elas precisao

    By Anonymous Anónimo, at 10:37 da tarde  

  • o dono do blog nao pode comenta a seu favor dai nao vale mew

    By Anonymous Anónimo, at 8:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home